Mara MacDowell (Foto: Ines Rozario)

Luxo simples e atemporal: como Mara Mac revolucionou a moda brasileira

A estilista Mara MacDowell, que moreu na madrugada desta quinta-feira (14) aos 84 anos por complicações de uma embolia pulmonar, foi um dos grandes nomes da moda carioca. As frequentes comparações com Coco Chanel não eram à toa: conhecida pelo trabalho com peças minimalistas atemporais, a sua moda atendia às mulheres de todas idades, com modelagem e acabamento requintados.

Gaúcha de Santana do Livramento, ela se formou na PUC como jornalista e aprendeu com a mãe, Francisca, a gostar de moda. Trabalhou na Mesbla nos anos 60, foi compradora da multimarcas Mariazinha, primeira butique de Ipanema, e, com a marca homônima, criou filiais por todo o país e marcou presença no antigo Fashion Rio. A sua clientela fiel era composta por nomes como Marília PêraLília CabralAna Botafogo e outras. A marca encerrou as operações em 2019. Mara deixa um filho, Haroldo, e dois netos, Antônio e Miguel.

Confira alguns pontos importantes da trajetória da estilista:
Mara Mac com coleção tendo o oceano como inspiração (Foto: Agência Fotosite/Divulgação)
Mara Mac com coleção tendo o oceano como inspiração (Foto: Agência Fotosite/Divulgação)

Atemporalidade 

Mara era conhecida por vestir mulheres que prezavam por elegância clássica. Havia influência da arquitetura no seu trabalho e, especialmente na modelagem, a estilista era dada a algumas experimentações. Entretanto, Mara era capaz de dosar ousadia e tradição, o que era perceptível em sua clientela, composta por mulheres de diferentes idades. Daí vem a comparação feita com a francesa Coco Chanel.

Luxo simples e minimalismo

Com referências geométricas e do universo artístico, a roupa de Mara privilegiava o movimento livre da mulher que a usava. Por este motivo, não era complicada. Por vezes, já foi classificada como intelectualizada e voltada a um suposto “minimalismo brasileiro”, mas, assim como Coco Chanel, Mara Mac prezava por fluidez e por facilitar a rotina da mulher urbana.

Produção a mil

Os seus desfiles, alguns dos mais concorridos do Fashion Rio (antiga semana de moda do Rio de Janeiro), comumente se apoiavam em elementos teatrais para reforçar a mensagem da coleção. Em 2007, no Museu de Arte Moderna, carros foram usados na passarela. Pilhas de livros já serviram como cenário e gaivotas de papel já voaram sobre as modelos. As manequins, inclusive, carregavam aquários com peixes, recurso que foi criticado por ativistas de direitos dos animais. Porém, havia uma equipe de veterinários no local para prestar serviço.

Clientela

Mara era um dos nomes mais fortes por trás de uma elegância minimalista carioca e este apelo ressoava com uma série de mulheres fãs, ou envolvidas, em áreas criativas, como arquitetura, artes plásticas, visuais, cênicas e outras. Atrizes como Marília PeraLília Cabral e Ângela Vieira, a cantora Fernanda Abreu e a ex-bailarina Ana Botafogo frequentemente eram vistas com peças da marca.

FONTE: MARIE CLAIRE | https://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2021/10/mara-mac-chanel-brasileira-revolucionou-moda-com-luxo-simples-e-atemporal.html

Compartilhe

Artigos Relacionados