Passeio de balão em Torres – RS e Praia Grande – SC
O passeio de balão em Torres é uma das experiências mais incríveis para se realizar no Brasil. Saiba detalhes de como é este passeio!
Por mais que muita gente tenha receio quando se fala em voo de balão, é um passeio muito seguro. O voo só acontece em condições meteorológicas adequadas e os pilotos são profissionais, com bastante experiência.
Fizemos o voo de balão em Torres com o João do Balão, piloto, que apesar de jovem, tem anos de experiência. João e sua equipe realizam voos turísticos diariamente, tanto em Torres RS, como também em Praia Grande SC, nas bordas dos cânions.
Saiba agora como é o funcionamento do balão e como são os passeios:
Sobre o balonismo.
O balonismo é considerado o esporte aéreo mais seguro pela Federação Aeronáutica Internacional. Cada balão deve ter um prefixo (assim como os aviões) registrado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Piloto
O piloto também deve ser registrado e possuir uma licença específica para voar de balão.
Equipamentos do balão
O balão é composto por diversos equipamentos, que são essenciais para voar, confira!
Envelope – O envelope é o balão em si. É o tecido que mantém o ar quente que faz com que o balão flutue. Sua parte mais próxima ao cesto e ao maçarico é composta de um tecido antichamas.
Cesto – O cesto do balão é como se fosse a cabine. É o local onde ficam os passageiros, feito em vime trançado, por ser um material leve, flexível e de fácil manutenção.
Maçarico – É como se fosse o motor do balão, utilizado para queimar o gás propano que aquece o ar do interior do envelope, fazendo com que ele suba. Os bujões de gás propano ficam no interior e presos também na parte externa do cesto.
Ventoinha – A ventoinha é utilizada somente em solo para iniciar a inflagem do balão, ainda deitado. Depois do balão já estar um pouco inflado e com a boca aberta é o maçarico que termina de inflar.
Equipamentos eletrônicos – Durante o voo o piloto utiliza equipamentos para controle de voo. Entre eles, o altímetro, GPS e Rádio para comunicação com a equipe de solo.
Pilotagem do balão
Basicamente, o balão sobe com a adição de ar quente, através do maçarico. Quanto mais ar quente, mais ele sobe. Parando de adicionar ar quente, aos poucos ele vai descendo.
Também existe o recurso de abrir a “Tape”, parte superior do balão, através de uma corda para descer mais rápido.
O melhor horário para voar de balão e logo ao amanhecer. Este é o horário em que há menor incidência de ventos, proporcionando um voo mais tranquilo e seguro.
O ponto de encontro é em um posto de combustíveis 24h na entrada da cidade, as 4:30h da manhã (no verão). Chegando lá, o piloto irá avaliar as condições soltando uma bexiga com gás Hélio para ver a direção do vento. Depois disso, será escolhido o local ideal para decolagem.
Passeio de balão em Praia Grande – SC.
Ao chegar à Praia Grande, como num passe de mágica, a neblina ficou para trás. Seguimos até um descampado de uma propriedade rural, já bem próximo ao grandioso cânion Malacara. Lá foi nosso ponto de decolagem.
Valor do passeio de balão em Torres e Praia Grande
Os valores variam conforme o número de pessoas e ocupação do balão.
Não é um passeio barato! Mas considerando que precisa haver uma equipe envolvida, os deslocamentos, consumo de Gás Propano e todo o trabalho, é um preço bem justo.
Além do mais é uma experiência para guardar para toda a vida. Mas que pode ser repetida, é claro!
O valor do passeio de balão em Torres, como também em Praia Grande custa a partir de R$639 por pessoa.
- Dicas de onde se hospedar em Praia Grande SC
- O que fazer em Torres – Praias e pontos turísticos
- Trilha do Rio do Boi – Cânion Itaimbezinho por dentro
- Os 15 mais imponentes cânions do Sul do Brasil
FONTE: www.viagensecaminhos.com
Balões decolando em Praia Grande SC – Foto: Gabriel Zaparolli / Acervo: João do Balão