Saiba mais sobre o pacote de cirurgias plásticas que combina procedimentos para corrigir as mudanças causadas pela gravidez e amamentação
Durante e após a gestação, o corpo da mulher sofre diversas mudanças. Os seios aumentam, a barriga após o parto pode ficar flácida, e essas alterações não agradam. Depois do parto, os cuidados com o recém-nascido, muitas vezes não permitem que a mãe realize dietas ou atividades físicas para voltar ao corpo pré gravidez. Pensando nisso, muitos cirurgiões plásticos realizam o Mommy Makeover.
Segundo o cirurgião plástico Lucho Montellano, o Mommy Makeover é a combinação de duas ou mais cirurgias plásticas, um pacote para as mamães. “O Mommy Makeover é um procedimento personalizado de acordo com os desejos da paciente”, explica o médico. Algumas das operações que podem estar no Mommy Makeover, segundo Montellano, são a lipoaspiração, mamoplastia, abdominoplastia e mastopexia.
Como funciona
Combinando uma série de procedimentos, o Mommy Makeover pode variar de acordo com o resultado que o paciente deseja. O especialista ressalta ainda, que ele precisa ser feito seis meses após o parto e três meses após parar de amamentar, no mínimo. “Além disso, é recomendável que a mulher não queira engravidar mais ou não engravide tão cedo, para que o resultado da cirurgia não seja perdido”, complementa.
Para Lucho, as mulheres começam a considerar o Mommy Makeover quando a amamentação e a gestação afetaram de forma exacerbada o corpo. “O que vemos são mulheres que ficaram com os seios e barriga mais flácidos que o usual, e ficam com bolsas de gordura na cintura ou abdômen”, fala.
Assim como qualquer outra cirurgia, Montellano aponta alguns grupos de pessoas que não devem realizar o Mommy Makeover. “Mulheres com problemas de diabetes, hipertensão, obesidade ou doenças autoimunes, precisam fazer uma série de exames para que se verifique a possibilidade de realizar a cirurgia”, aponta. Além disso, a mulher não pode ser fumante.
Os procedimentos
Segundo o cirurgião plástico, o Mommy Makeover é um pacote de cirurgias, que envolve procedimentos como: lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia, mastopexia, e variações. Ele explica cada um deles. Confira:
Lipoaspiração
A lipoaspiração é realizada para remover gorduras localizadas, com o intuito de dar uma melhor definição corporal. “Para as mulheres que deram à luz, o procedimento é feito principalmente na região da cintura e do abdômen”, comenta dr. Lucho. De acordo com ele, a lipo também pode ser feita na região das coxas e dos glúteos.
Abdominoplastia
Enquanto a lipoaspiração retira a gordura, a abdominoplastia retira o excesso de pele. “Mulheres que ganharam muito peso na gravidez tendem a realizar a abdominoplastia, que além da demasia de pele, pode retirar estrias causadas pelo aumento da barriga”, esclarece o cirurgião plástico. A abdominoplastia pode ainda unir os músculos abdominais, resultando em uma barriga mais reta e definida.
Montellano ainda aponta que existe a lipominiabdominoplastia, que combina a lipoaspiração com a miniabdominoplastia. “Nesse procedimento, retiramos a gordura com as técnicas de lipoaspiração, e removemos o excesso de pele apenas no abdômen inferior, com técnicas da abdominoplastia”, explica.
Mamoplastia
A mamoplastia também é um procedimento personalizado. “Nela podemos colocar, aumentar ou reduzir o tamanho dos seios, depende do que a paciente quer”, pontua. Lucho Montellano exemplifica cada um dos tipos:
“A mamoplastia de aumento consiste em colocar próteses, via de regra de silicone, sem retirada de excesso de pele, com o intuito de obter seios mais firmes. Já a mamoplastia redutora consiste na remoção de excesso de pele e até tecido mamários, para ter um tamanho mais confortável para a paciente”.
Mastopexia
A mastopexia tem como objetivo levantar os seios. “Por meio da retirada de excesso de pele, remodelamos o seio da paciente e, ao mesmo tempo, o levantamos”, explica o médico. Essa cirurgia pode utilizar próteses de silicone, caso a paciente queira.
Pós operatório
O período de recuperação do Mommy Makeover depende das cirurgias realizadas. “A grande vantagem do Mommy Makeover é que a paciente não precisa passar por dois ou três períodos de recuperação”, indica Montellano. Segundo ele, essa fase pode durar de duas a quatro semanas.
O cirurgião plástico aponta que a paciente precisará usar cintas compressivas, sutiã pós-cirúrgico, e repousar na primeira semana. “É importante também que ela tenha em mente que não poderá pegar peso ou crianças no período de recuperação”, acrescenta. Por fim, o médico finaliza que a drenagem linfática também pode auxiliar na recuperação desta paciente.