Cirurgião plástico explica os procedimentos e recomenda para noivas um preparo de no mínimo seis meses antes da cerimônia

 

O casamento é o momento mais esperado por muitas mulheres. O dia de princesa, acrescentado ao sim para o amor de sua vida, é especial. Os preparativos para o casamento começam pelo menos seis meses antes da cerimônia, e a noiva já começa a escolher o vestido, a maquiagem, a dieta para ficar em forma, e etc.

 

 

Algumas mulheres usam a celebração como um impulso para realizar procedimentos estéticos e cirúrgicos que já desejavam. O cirurgião plástico Lucho Montellano explica que isso é extremamente comum. “Por ser um dia muito especial e marcante, as mulheres buscam não deixar transparecer as suas inseguranças, por isso, se planejam para realizar esses procedimentos”, completa. Pensando nisso, ele trouxe seis dos mais escolhidos e como se organizar para que se tenha uma boa recuperação.

 

Rinoplastia

A insegurança em relação ao nariz é algo que afeta muitas mulheres, por isso, muitas delas recorrem à rinoplastia. Esta é a segunda cirurgia plástica mais realizada no mundo e a primeira no Brasil, segundo uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) de 2019, tanto por motivos estéticos quanto por motivos funcionais. “Ela altera a estrutura nasal de acordo com o gosto do paciente e a segurança de sua saúde, e pode ser realizada em praticamente qualquer pessoa acima de 18 anos”, explica Dr. Lucho.

Com duração de até quatro horas, a rinoplastia exige um repouso de sete dias, mas para que no dia do casamento o nariz esteja completamente cicatrizado e recuperado, o cirurgião recomenda que as noivas marquem a cirurgia com, no mínimo, seis meses de antecedência.

 

Lipoaspiração

É super comum que as mulheres, a partir do momento que ficam noivas, comecem a se exercitar e iniciem uma dieta. Ter o corpo em forma é quase um item a ser riscado na lista de coisas do casamento. No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldade em perder peso em uma certa região do corpo, e realizam uma lipoaspiração.

“Esse procedimento pode ser em uma pequena ou uma grande área, e não deixa cicatrizes grandes, podendo até ficar em locais estrategicamente escondidos”, explica Montellano. Ele ainda acrescenta que, assim como a rinoplastia, é recomendável que a cirurgia seja realizada com no mínimo seis meses antes do casamento, pois deixa edemas que precisam se recuperar. “Lembrando que é necessário, depois da recuperação da lipoaspiração, continuar com uma boa alimentação e com a prática de exercícios regulares para um melhor resultado”, completa.

 

Mamoplastia de aumento

Uma cirurgia extremamente comum, a mamoplastia de aumento também é muito escolhida pelas noivas. Com o intuito de aumentar o tamanho dos seios, a mamoplastia de aumento também deve ser realizada com no mínimo seis meses de antecedência da grande data. “Ela tem uma recuperação bem longa e trabalhosa, pois precisamos ficar atentos para uma boa cicatrização”, alerta o especialista.

Ele acrescenta que essa cirurgia precisa de cuidados prévios e futuros. “O preparo para essa operação envolve uma série de exames e a paciente precisa escolher o tipo de prótese, junto ao médico”, fala Montellano. O cirurgião plástico ainda adiciona que é preciso fazer uma espécie de monitoramento da prótese para verificar se e quando será necessário trocá-la.

 

Estimulo de colágeno

O rosto da noiva é foco de quase toda cerimônia. A sua felicidade e emoção em cada momento acaba cativando todos os convidados. Por isso, para muitas delas, não pode haver uma ruguinha no rosto.

O estímulo de colágeno é um procedimento estético simples e que possui diferentes formas de tratamento. “Atualmente, temos procedimentos de laser que estimulam a produção de colágeno, ou até injetaveis”, esclarece Montellano. Para que se tenha o efeito desejado, o cirurgião recomenda que o tratamento seja feito três meses antes do casamento.

 

Preenchimento e Botox

Estes dois procedimentos são bem mais comuns de se realizar que os anteriores. Porém, por ter uma grande diversidade de técnicas, a noiva precisa se atentar a qual resultado deseja e em qual espaço de tempo. “O preenchimento facial pode ser feito com ácido hialurônico, polilático ou até com fios, que serão depois absorvidos pelo corpo”, fala o cirurgião.

Já o botox não demora muito para apresentar resultados. “Nos primeiros dias é comum um leve inchaço, mas logo os efeitos desejados começam a aparecer”, explica Lucho. Para ele, tanto o preenchimento quanto o botox, podem ser feitos com no mínimo um mês de antecedência.