São muitas emoções que famosos como Zezé Di Camargo e Luciano, Isis Valverde, Carla Diaz, Myrian Rios, Eri Johson, Luan Santana, Rita Cadillac e Ronnie Von guardam na memória sobre Roberto Carlos. O artistas relembraram momentos especiais com o Rei, que nesta segunda (19) completa 80 anos.

 

EMOÇÕES

 

Zezé Di Camargo e Luciano com Roberto Carlos (Foto: TV Globo/Kiko Cabral)

 

No começo da carreira de 30 anos, Luciano Camargo estava tão extasiado com todo o sucesso e mudança repentina de vida que veio com É o Amor, que no primeiro encontro não teve a dimensão da grandiosidade de Roberto como o irmão Zezé Di Camargo. Já no segundo, de quatro encontros, para gravações de especiais com o Rei, Luciano lembra que suas pernas não paravam de tremer de tanto nervoso.

“No primeiro ano de Zezé Di Camargo e Luciano fomos convidados para cantar no especial de fim de ano do Roberto Carlos. Eu menino, sem entendimento de nada. Lembro que o Zezé estava muito nervoso para chegar perto dele. Ele até falou: ‘Me belisca’. Ele queria até um autografo do Roberto e o Roberto, ‘mas você também é um artista’. E eu como espectador. Eu não me colocava como artista e não tinha a dimensão do Roberto Carlos”, relembra Luciano.

“Cantar com o Roberto ou vê-lo é emocionante, mas uma emoção sem limites. Só quem teve essa honra sabe do que estou falando. É algo fenomenal. Ele tem uma luz única. Ele é Rei por ser o maior cantor romântico do Brasil e um dos maiores do mundo, e também é pela nobreza de caráter, pela pessoa humilde”, explica Zezé.

“Mas passou um tempo e ele estourou com Todas as Manhãs, música que eu amo tanto que até regravei com Sérgio Reis. Enfim, voltamos a cantar com Roberto e foi uma emoção totalmente diferente. Eu cheguei perto dele para ensaiar, minhas pernas não paravam de tremer de nervoso. Fiquei ainda mais nervoso quando durante o ensaio ele sugeriu que eu cantasse sozinho uma parte da música. Ele disse: ‘Deixa o menino cantar uma parte’. Depois tive outros encontros e, em um deles, sugeri uma música e ele falou: ‘é, de vez em quando, é bom a gente ouvir o menino’. E ele topou. Chegar perto dele e não ficar nervoso só realmente quem é muito menino ou não tem noção. Quando você conhece a história da música e do Roberto, você treme na base e por isso, toda vez que chego perto dele, tremo. Roberto Carlos é Roberto Carlos, todos os outros, são cantores (risos). O aniversário dele é feriado”, conta Luciano.

“Todas as vezes foi muito generoso com a gente e sempre me deu muitos conselhos. Um prêmio. Depois fomos outras vezes, participamos do projeto Emoções Sertanejas. São tantas emoções (risos). Outro grande prêmio de vida, mais que qualquer troféu, foi quando, em Jerusalém, no show que o Rei fez ali, antes de cantar a música Caruso, ele me elogiou. Aquilo tocou na minha alma, é de incentivar, estimular, porque vem do Rei, né?”, exalta Zezé.

 

ALVOROÇO EM MISSA

 

Roberto Carlos e Myrian Rios (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Myrian Rios, que foi casada com Roberto Carlos por dez anos, ainda tem um carinho enorme pelo ex. A atriz divide uma curiosidade sobre o cantor, que passou por um aperto durante uma das costumeiras missas que ia aos domingos.

“Estávamos numa turnê no México, não me lembro o ano nem tenho certeza se foi na Cidade do México ou Acapulco. Onde quer que Roberto esteja, ele participa da santa missa no domingo. No México, não foi diferente. Nos preparamos para ir à Igreja em anonimato. A igreja estava lotada! Roberto usava boné e óculos para disfarçar. Ele também é muito querido e amado no México, uma loucura! Entramos com o empresário dele na época, Luiz Fernando Rocha, e nos sentamos num banco na lateral, discretamente. A missa começou e tudo corria bem até que, na hora da homilia, o padre, superfeliz e emocionado, conta aos fiéis que Roberto Carlos estava presente e apontou para nossa direção. A missa parou. Num segundo, todas as pessoas olhavam e procuravam por ele. Roberto precisou sair apressado pela lateral da igreja, entrou no carro e fomos embora”, relembra ela, que também teve que se acostumar com o grande assédio dos fãs.

“Uma outra vez, estávamos no Chile. Bem cedinho pela manhã, eu acordei com vozes de pessoas na sala da suíte. Em seguida, duas camareiras abrem a porta do nosso quarto para ver o Roberto. Tomei um susto e gritei. Nós estamos dormindo! Elas correram e a gerência do hotel foi informada do ocorrido para que pudéssemos dormir sem preocupação.”

Apesar disso, ela conta que a relação era sem pressão. “Foi o grande amor da minha vida. Ele é muito importante para mim. Não existia toda essa pressão que as pessoas imaginam de ser casada com o rei. Entre quatro paredes, ele era um marido carinhoso, caseiro e que cuidava de mim”, elogia.

 

REI DE TODAS GERAÇÕES

 

Luan Santana e Roberto Carlos (Foto: Globo/João Cotta)

 

A geração bem distante da de Roberto Carlos não impediu que Luan Santana se tornasse um grande fã do Rei. O jovem cantor, de 30 anos, tem entre suas músicas favoritas As Canções que Você Fez Para Mim, regravada por Maria Bethânia na década em que ele nasceu.

“Roberto é Rei e referência para todos os artistas de todas as gerações e gêneros. Tem uma música dele que a Maria Bethânia gravou As canções que Você Fez Para Mim, que eu gosto muito e é da década que eu nasci. Li sobre o Rei e soube que o romantismo dele ficou muito forte a partir de 1970, vinte anos antes. Da década em que nasci, 90, tem também as composições da religiosidade tão forte nele. Impossível não falar de Nossa Senhora, que toca na minha alma. Também nasci quando o Rei gravou o seu nome na calçada da fama, em Miami, cantou para o Papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, e bateu os Beatles em vendagens na América Latina, com mais de 70 milhões de discos vendidos. E foi morar com Maria Rita no mesmo ano em que nasci. Na linha do tempo do Rei, eu elegi a década de 90 como a minha preferida em música e em tudo. Quando em 2014, fui convidado para participar do especial de fim de ano dele foi uma emoção muito grande. Cantamos Lobo Mau. É um momento inesquecível na minha carreira.”

 

CARLA DIAZ CELEBROU ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS AO LADO DO REI

 

Carla Diaz ganhou um rosa de presente de aniversário de Roberto Carlos (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

Carla Diaz ganhou um presente duplo no seu aniversário de 27 anos, em 2017. A atriz, que viveu a abusada Carine, em A Força do Querer, naquele ano, realizou o seu sonho e o da mãe, Mara Diaz, de conhecer Roberto Carlos no camarim, na gravação do especial de Natal da Globo. “Fiquei muito feliz! Comemorei meus 27 anos ao lado do Rei. Ele cantou para mim e me deu uma rosa. Roberto, você é o cara”, agradeceu a atriz, que cantou todas as músicas animada ao lado da mãe durante o show.

Mara também lembra com carinho da noite: “Foi um dia muito especial, porque desde criança curto Roberto. A família toda curtia. Me lembro das tardes aos finais de semana assistindo ele e Wanderleia na televisão. Isso tudo fez parte da minha infância, adolescência. Até hoje, sou muito fã das músicas dele. Poder passar esse aniversário da Carla assistindo a um show dele ao vivo foi maravilhoso. Foi um presentão para ela e para mim. Amei demais. Desejo muita saúde e que ele continue cantando e nos encantando também”.

 

ISIS VALVERDE TEVE MÚSICA COMPOSTA EM HOMENAGEM A SUA PERSONAGEM

 

Isis Valverde e Roberto Carlos (Foto: Globo/Sergio Zalis)

 

Isis Valverde está no grupo seleto de atrizes que tiveram a honra de interpretar uma canção ao lado do Rei. No especial de Natal de 2017 da Globo, a artista pisou no palco ao lado de Roberto Carlos quando ele cantou a música Sereia, trilha sonora de sua personagem Ritinha, em A Força do Querer. A música foi escrita especialmente pelo cantor para a novela da amiga Gloria Perez.

“Eu sou fã do Roberto Carlos. Cresci ouvindo porque meu pai era muito fã, vivia cantando a música Calhambeque para minha mãe (risos). E eu tive a grande emoção de ter uma música feita para uma personagem minha por ele e, ainda por cima, fazer um dueto com ele. Foi muito emocionante”, define.

 

PRESENÇA DE ROBERTO

 

Rita Cadillac relembra primeira vez que viu Roberto Carlos, no Chacrinha (Foto: TV Globo)

 

Rita Cadillac viu Roberto pela primeira vez enquanto trabalhava como chacrete no programa do saudoso Chacrinha. Ela se lembra que reconheceu o cantor pelos pés, que se revelavam pelas cortinas de entrada para o palco do programa.

“Roberto é o grande ídolo da música romântica do Brasil. Ele é o rei! Lembro da estreia do Chacrinha, na Globo, onde ele foi a grande atração e surpreendeu todo mundo, inclusive a nós do elenco. Ele estava atrás de uma cortina e dava para ver somente o pé dele, eu comentei com outra chacrete que era o Roberto e acertei”, se lembra.

“Desejo tudo o que há de melhor em sua vida e que ele permaneça sendo esse artista incrível que emociona gerações. Suas músicas serviram de trilha sonora dos momentos mais emocionantes da minha vida.”

 

SÚDITO FIEL

 

Eri Johnson e Roberto Carlos (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Eri Johnson cancela qualquer programação da sua agenda para estar no cruzeiro Emoções em Alto Mar. O ator, que é um grande imitador do Rei, exalta a humildade do cantor, que o emocionou em uma oportunidade quando parou tudo o que fazia para falar o quanto o amava.

“No último cruzeiro, eu ia apresentar o karaokê e fui para o camarim do Roberto. Algumas pessoas estavam por lá e o Roberto disse: ‘pera aí, gente, que eu quero fazer uma declaração de amor’. Todo mundo parou, ele me abraçou e fez uma declaração de amor para mim tão emocionante, que chorei. Foi uma das maiores emoções da minha vida. Eu amo o Roberto”, conta ele, que conhece o Rei há muitos anos.

“Conheço o Roberto há muitos, muitos anos. A minha primeira grande emoção foi quando ele ligou no meu aniversário há uns 20 anos para dar parabéns. Ele não é só meu ídolo como cantor, mas como pessoa. Ele tem uma postura ímpar. Por isso que eu digo que todo mundo tem que assistir pelo menos uma vez na vida um show dele e ver como ele é esse cara respeitoso, feliz, que te olha no olho, que trata os fãs com amor… Eu já disse pro Boninho que não tem novela, peça de teatro ou outro convite que me impeça de entrar no navio. É sagrado, não abro mão.”

 

RIVALIDADE PARA TRÁS

 

Ronnie Von e Roberto Carlos na Jovem Guarda (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Na época da Jovem Guarda, Ronnie Von e Roberto era considerados rivais. Mas o cantor deixa claro que admira o colega como profissional e pessoa.

“A vida é construída em cima dos alicerces da coragem, da fé e da perseverança. Roberto Carlos passou durante sua caminhada por muitas provações e hoje, na qualidade de vencedor, nos ensina a importância de colher virtudes. Parabéns por seu aniversário, irmão, muita saúde, o resto você já tem.”

 

REGRAVAÇÃO

 

Donizeti (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Fã de Roberto Carlos, Donizeti, que eternizou a música Galopeira, conquistou outro grande sucesso ao regravar uma música do ídolo, Quando. “Não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas sempre admirei o seu trabalho e suas músicas. Eu regravei uma canação do Roberto. Achei até que ele não fosse liberar, mas ele teve um bom coração e liberou Quando para eu regravar. Foi bem executada em todo o Brasil e só tenho a agradecer a ele. Queria desejar muita saúde, paz e mais sucesso. É um talento como músico, cantor e pessoa. Uma brasa, mora”, contou.