Beleza nunca esteve tão em alta como agora. O mundo da Cosmiatria é um dos únicos seguimentos da indústria que teve um crescimento contínuo mesmo nos período de crise. A tecnologia sobre produtos e métodos está cada vez mais próxima do paciente, com preços mais acessíveis e facilidade de uso. Os preenchedores e bioestimuladores, tem sido usado cada vez mais para melhorar contornos de face e até corpo, melhorar celulite, devolver jovialidade e corrigir as vezes insatisfações com a aparência.

O ácido hialurônico (HA) é atualmente o queridinho dos preenchedores. Tem sido usado com muito mais frequência e em quantidades maiores, devido suas vantagens como segurança, já que tem uma baixíssima taxa de complicações; seu preço cada vez mais acessível por conta da quantidade de marcas que tem concorrido no mercado; seu efeito previsível devido aos produtos mais modernos, com suas propriedades conhecidas; o fato de ter efeito temporário, podendo durar de 1 a 2 anos; ter um um antídoto que é a hialuronidase, que dissolve o produto e pode corrigir excessos ou tratar complicações.

Ele é uma excelente ferramenta de beleza, sendo usado principalmente no rosto, para preenchimento de sulcos, como o “bigode chinês”, olheiras, devolvendo volume perdido com o tempo como a região malar (“maça do rosto”) podendo deixar mais marcado como o rosto de Gisele Bündchen e melhorando o contorno de mandíbula para parecer, por exemplo com Cauã Reymond, ou volumizar e desenhar lábios lembrando de Kylie Jenner.

Outro aliado fabuloso é a Hidroxiapatita de cálcio que além de devolver volume, pode definir melhor os contornos tanto do rosto como de pescoço, colo. Permite ainda um efeito lifting inclusive em abdome, glúteo. Sua propriedade de bioestimulador da pele, promete produzir mais colágeno, melhorando o tônus e a espessura da pele. E não é só isso. Sabe aquelas celulites que parecem impossíveis de tratar? Ele pode ser usado em protocolos para melhora-las. E funciona mesmo. Sua durabilidade como preenchedor é temporário como do HA, mas seu efeito de bioestímulo é duradouro.

Outros produtos como a Ácido poli-L-láctico e a policaprolactona com carboximetilcelulose, são bioestimuladores que produzem um volume no primeiro momento, mas seu principal objetivo é a bioestimulação, suavizando sulcos, rejuvenescendo a pele.

Toda essa tecnologia está ao nosso alcance e deve ser usada sim, mas cuidado. Tem muitos profissionais não médicos fazendo esse tipo de procedimento. Apesar de poucas complicações, elas ainda existem e devem ser tratadas por quem faz o procedimento. E necroses, por exemplo, dificilmente conseguem ser tratadas por não médicos.

Com a invasão desses profissionais nessa área, o número de complicações tem aumentado. Temos visto muitos lábios exagerados, em forma de salsicha, ou grandes demais, ou mandíbulas extremamente marcadas. Casos que obviamente foram mal indicados, ou feitos por quem não tem muita noção de anatomia ou critérios de beleza.

Então procure sempre um Cirurgião Plástico ou um Dermatologista habilitado para fazer seus procedimentos com segurança e esperando os melhores resultados.