Dr. Luiz Reis/Foto: Alexandre Stone

Saúde ocular nos idosos

Dr. Luiz Reis, Médico Oftalmologista* 

 

Segundo dados do IBGE, o número de idosos no Brasil já se aproxima de 30 milhões, revelando assim a importância desse grupo na sociedade.

A melhor idade por um lado traz sabedoria, ponderação e experiência, porém por outro também está ligada a uma maior necessidade de atenção à saúde como um todo.

Algumas doenças, como as oculares, são mais comuns nesse período. Sendo assim, é essencial redobrar os cuidados com a saúde ocular, e visitas anuais ao médico oftalmologista podem assegurar uma melhor qualidade de vida para o idoso, prevenindo e corrigindo eventuais problemas.

Entre as doenças mais comuns nessa faixa etária, podemos destacar a catarata, que se trata da opacificação do cristalino (lente natural do olho), e resulta em uma diminuição progressiva da visão, sendo responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo.

Apesar de habitualmente acometer de maneira semelhante os dois olhos, em alguns pacientes os sintomas podem aparecer inicialmente em apenas um deles.  Com o desenvolvimento da catarata, ocorre piora progressiva da visão, podendo, em alguns casos mais graves, levar à cegueira. A cegueira nesses casos, no entanto, é reversível por meio de cirurgia.

Outras condições devem ser mencionadas no tocante à saúde ocular dos idosos, como o glaucoma, as doenças venosas oclusivas da retina e, principalmente, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI); esta, considerada a principal causa de perda visual em pessoas acima de 60 anos.

Não deixe de visitar regularmente um oftalmologista para obter um diagnóstico adequado e começar a tratar qualquer doença dos olhos ainda no começo. Investir em clínicas de qualidade é fundamental para garantir a sua saúde e evitar problemas futuros.

 

ONDE ENCONTRAR

Instragram: @luizreisam

 

*Dr. Luiz Reis – CRM 7449-AM
Possui graduação em Medicina pela Universidade Nilton Lins (2011), Especialização em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2013) e Residência Médica em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em OFTALMOLOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia oftalmológica, uveítes, retina e vítreo.
 
Compartilhe

Artigos Relacionados