Profissões que ganharam relevância neste cenário de pandemia

Consultora de Comportamento Profissional e Imagem, Rachel Jordan, identifica as principais profissões que estão em alta

 

 

Com a chegada do coronavírus ao Brasil, muitas empresas e profissionais tiveram que se adaptar ao home office e se reinventar de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis. Com as lojas presenciais fechadas, os e-commerces mais do que nunca tiveram o seu “boom” e muitas soluções digitais estão sendo demandadas.

 

Consequentemente, os profissionais que trabalham na área digital e tecnológica ganharam maior notoriedade, e algumas profissões se destacaram. Para entender quais são essas profissões e a perspectiva do mercado de trabalho atual, chamamos a Consultora de Imagem e Comportamento Profissional Rachel Jordan, para trazer sua opinião sobre o tema.

 

“Acredito que profissões que não conseguirem se adaptar com a tecnologia vão ter dificuldade. Profissões que tinham costume de serem realizadas presencialmente vão ter que se adaptar com os vídeos conferências, por exemplo. Neste momento é importante o profissional buscar inovação”.

 

Rachel também alerta que atualmente, além da necessidade da habilidade técnica, o mercado de trabalho também exige inteligência emocional dos profissionais, como um grande diferencial competitivo. Autodisciplina e autogestão também ganham destaque, já que o home office ainda continuará por um tempo e a pessoa terá que produzir sem ter o chefe ao lado.

 

Para Rachel, as áreas de tecnologia e gestão de pessoas estão ranqueando no momento, e na área da moda o foco será na sustentabilidade, na valorização da produção local e do hand made, além de lojas especializadas em roupas usadas e brechós. Ademais, confira abaixo a lista das quatro profissões que estão em alta no momento:

 

1- Especialista em e-commerce: O e-commerce já é um tipo de negócio comum nos dias atuais. Contudo, com a pandemia, inúmeras lojas que só faziam vendas presenciais terão que migrar para o on-line. Será necessário se destacar cada vez mais para atrair consumidores. Então, a pessoa que se especializa em e-commerce terá muito espaço no mercado de trabalho.

 

2- Gestor de inovação: Cabe a esse profissional ser responsável por repensar as estratégias de uma empresa, tanto para seu core business quanto para outras áreas da organização. A intenção é aprimorar o modelo de negócio.

 

3- Creators: Os creators são profissionais que vivem da produção de conteúdo para a internet, tendo pleno domínio das redes sociais. Sabendo disso, as marcas têm investido bastante nas parcerias com os chamados influenciadores digitais.

 

4- Coordenador Customer Service: Esse profissional é responsável pela coordenação de pedidos de entrega de mercadorias, a fim de garantir a eficácia do ciclo de vendas. Além disso, presta suporte no pré-vendas.

 

Para finalizar, Rachel dá um último conselho para aqueles que buscam mudar de profissão neste momento: “É necessário especializar-se em áreas diferentes, educação continuada, novos cursos e desenvolver a criatividade para buscar insights.

 

 

SOBRE RACHEL JORDAN

Especializada em imagem, comportamento e protocolos internacionais, Rachel Jordan é Instrutora, palestrante, e orienta pessoas e empresas em temas relacionados a imagem profissional, pessoal, comportamento, etiqueta social, etiqueta corporativa, dress code e protocolos internacionais, aplicando técnicas desenvolvidas através de suas experiências.

 

Rachel também ministra cursos presencialmente e online sobre os temas citados acima, dentre eles, o curso de online de dress code profissional, que está com inscrições abertas pelo link: https://racheljordan.com.br/cursos-online/

 

www.racheljordan.com.br

@racheljordan__

Compartilhe

Artigos Relacionados