O Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance chega à sua terceira edição em Manaus no fim deste mês, nos dias 30 e 31/8 e 1/9, ocupando espaços no Centro da cidade e na zona Rural com atividades gratuitas.
A programação conta a apresentação de 15 cenas de diferentes linguagens, no Teatro Amazonas, no dia 30/08, às 19h. No dia seguinte, sete dessas cenas integrarão a versão pocket do evento, que ocorrerá na zona Rural, especificamente na Comunidade Rural São Raimundo, localizada a 150 km do Centro de Manaus, no dia 31/08, às 15h. Por fim, no dia 1/9, serão realizadas oito oficinas gratuitas no Centro Cultural Usina Chaminé, Centro, a partir das 13h. Toda a programação do evento é gratuita.
O festival tem como um dos principais objetivos o intercâmbio entre artistas das diferentes linguagens cênicas, promovendo trocas significativas de experiências e fomentando a formação de um espectador iniciado em diferentes estéticas cênicas. Nas duas edições anteriores, o festival já contemplou quase 4 mil pessoas, contou com 30 cenas curtas realizadas por mais de 200 artistas e ofereceu seis oficinas para cerca de 240 participantes. Nesta edição, o objetivo é alcançar ainda mais espectadores e dobrar a quantidade de participantes das oficinas. Segundo o diretor geral do evento, Fábio Moura, “a previsão é que esta terceira edição seja a maior de todas, embora não estejamos contando com nenhum patrocínio público ou privado”.
Entre as cenas participantes encontram-se convidadas e selecionadas por meio de um regulamento publicado no mês de julho. Todas as atrações são de grupos e artistas amazonenses, e são elas: “Eczema” (Cia Storge), “L0V3” (Grupo Kaus de Artes Cênicas), “Cabô” (Vitor Rocha), “Alfa” (Pedro Pereira e Beatriz Gonçalves), “Multivers” (Acrobacia Manaus), “Cabaret” (Ayla Taynã), “Maculenós” (Sobreira), Fragmento “Rua Sem Saída” (Erva Daninha), “Os Pintores” (Trupebacia), “Miragem” (Cia Arte 21), “Mundo de Sofia” (Ana Oliveira), “Estrada de Sangue” (La Salle Cia. de Dança), “No Balanço do Carimbó” (Arte Sem Fronteiras), “Rito de Passagem” (Índios.com) e “Menina Miúda” (Menina Miúda Produções).
Já a programação das oficinas no dia 1/9, a partir das 13h, conta com aulas de Hip Hop Dance (Fernando C. Branco), Dança Afro (Sam Alef), Funk (Miguel Monteiro), Dancehall (Miguel Campos), Merengue (Rosas Dança de Salão), Experimental (Pedro Pereira e Beatriz Gonçalves), Duo Acrobático (Grupo Haru e Kuma Yoga) e O Giro da Fita – Swing Poi (Yuri Conte). As inscrições para participação nas oficinas estarão abertas a partir do dia 14/8, nas redes sociais do Panorando (Instagram e Facebook).
O evento é uma realização do Panorando Produções Artísticas, e conta com o apoio de Origem – Influência Social, Fetam, Universidade do Estado do Amazonas e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura do Amazonas.
Para mais informações, pode-se entrar em contato pelo telefone (92) 99337-2833 – Fábio Moura, ou pelo e-mail contatopanorando@gmail.com, além das redes sociais (@panorando).
Foto destaque: larissa martins/estrangeiro Fonte: https://vivamanaus.com