A Caverna do Maroaga e a Gruta da Judéia são os dois lugares mais impressionantes para conhecer em Presidente Figueiredo, município a 108 km de Manaus. Belas cachoeiras em meio à vegetação e misteriosas grutas e cavernas fazem desse lugar um passeio imperdível para quem está em Manaus.
Como chegar na Caverna do Maroaga
Para chegar basta seguir pela BR 174 que liga Manaus a Boa Vista e depois pela AM 240, estrada que vai para Balbina, na altura do km 6. Tem uma placa indicando a entrada do local.
Quando ir na Caverna do Maroaga
A melhor época para visitar o local é durante a cheia dos rios, que vai de fevereiro a junho. No período de seca as cachoeiras ficam com pouca água e até desaparecem. Informe-se antes com os guias sobre a situação das cachoeiras.
Chegando lá é preciso contratar um guia para seguir até a caverna. Isso porque o lugar está dentro de uma área de proteção ambiental e a presença de guia é obrigatória. O guia pode ser contratado no Centro de Atendimento ao Turista (CTA) de Presidente Figueiredo ou na entrada do local.
A trilha até a Caverna do Maroaga leva cerca de 20 minutos. O percurso é de nível fácil e pode ser feito com crianças. No caminho o guia vai mostrando a vegetação local, conhecemos o Breu Branco, usado em vários produtos da Natura, Pau Rosa, usado pela Chanel n°5, uma planta conhecida como vick da natureza e muitas outras curiosidades.
Chegando no local ficamos encantados com a beleza do cenário, uma bela cachoeira e ao fundo o enorme paredão da caverna.
O chão é formado de areia e o local tem um cheiro desagradável devido às fezes dos morcegos, por isso também não é aconselhável tomar banho na água que está no solo, apenas na queda d’água.
A vista do interior da caverna é espetacular. A entrada possui o incrível formato de um portal e a queda d’água com a vegetação no fundo formam uma imagem fantástica.
A caverna possui vários túneis e galerias no seu interior, e, segundo a lenda, teria sido usada como esconderijo pelos índios da tribo Waimiri-Atoari e seu líder Maroaga na década de 70 durante um ataque ao acampamento dos militares que construíam a rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista.
Depois da Caverna do Maroaga o passeio continua até a Gruta da Judéia. O caminho é por um trecho encharcado com água na altura do meio da canela mais ou menos e circula a enorme formação rochosa. O ideal é levar um chinelo ou seguir descalço para não molhar o tênis.
O trajeto é curtinho, cerca de 15 minutos e logo chegamos na entrada da Gruta da Judéia.
A Gruta é bem aberta e possui uma queda d’água bem no centro, que forma uma piscina rasinha e varia de acordo com a época de cheia dos rios. Nós fomos em março e estava com bastante a água.
A água possui uma cor linda e quando iluminada pelo sol ganha um tom dourado maravilhoso.
No teto vários cipós pendurados e filetes de água caindo na nossa cabeça.
Apesar de ser um pouco caro, vale a pena conhecer a Caverna do Maroaga e a Gruta da Judéia, são lugares lindíssimos e super diferentes.
Informações:
Caverna do Maroaga e Gruta da Judéia
Endereço: AM – 240 km 6
Entrada: R$ 100,00 para grupos de até 5 pessoas
Leve tênis, chinelo, repelente e água
Melhor época: fevereiro a junho
Fonte: https://www.seguindoviagem.com/