Alimentação no Pré-Escolar: verdades e desafios 

Na sequência dos temas de alimentação infantil hoje falaremos sobre o grande desafio das mães : alimentação entre 2 e 6 anos de idade . 

Essa etapa é caracterizada por um crescimento mais lento e estável , grande desenvolvimento de atividade física (começam a andar, correr, subir e descer de móveis, brincar com amiguinhos ) e com isso um aumento do gasto energético . A grande questão é que é também nessa fase que eles começam a fazer suas escolhas alimentares e passam por um período de rejeição a alimentos que aceitavam super bem na fase de introdução alimentar . A inapetência alimentar nessa fase acompanhada de um desenvolvimento pondero-estatural adequado é considerada normal e fisiológica não devendo ser traduzida como “falta de apetite”. 

Uma dica fundamental para as mamães que enfrentam a fase “meu filho não come” é na escolha dos alimentos . Os alimentos preferidos pela criança são os de sabor doce e muito calóricos. Essa preferência ocorre porque o sabor doce é inato ao ser humano, não necessitando de aprendizagem como os demais sabores. Cabe aos pais fazer as escolhas corretas no tipo do alimento. 

Seguem então algumas orientações:

  •  Não dê renda as guloseimas, frituras, salgadinhos e industrializados. Mesmo comendo pouco é fundamental que a criança mantenha a rotina alimentar adequada .

  • Não force , não ameace , nem faça promessas : essas estratégias acabam forçando a criança a comer além do que de fato precisa e podem acarretar posteriormente obesidade infantil.

  • A alimentação deve ser lúdica . Estimule a criança a ajudar no preparo dos alimentos , no arrumar da mesa, estimulando a curiosidade por novos aromas , texturas, cores e sabores de novos alimentos.

  • Estimule a autonomia para alimentar-se sozinha sem a coerção do adulto . É uma excelente estratégia na formação de bons hábitos alimentares .

  • Nessa fase a consulta com pediatra deve ser trimestral. Exatamente para que a avaliação entre o que está sendo ingerido  e em qual quantidade possa ser feita de forma adequada dando aos pais um Feedback sobre o desenvolvimento infantil da criança . 

Até a próxima consulta! 
Com Carinho, 
Dra. Elisandra Rodrigues Sales 
Pediatra CRM AM 4722 


Onde Encontrar:

Instagram:  @elisandrasales 
 092- 99136-9030

Fotos: @alexandrestone1Make Up & Hair: @elen_figueiredomakeup