As cores são um universo a parte para a criança em desenvolvimento. As diferentes tonalidades captam seu interesse e despertam sua curiosidade. Veja como trabalhar este tema básico neste projeto pedagógico para educação infantil e séries iniciais:
A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes.
Logo, as cores na sociedade são formas de diferenciação e construção de identidades: veja como exemplo os times de futebol, é se não as cores que os diferenciam e estão em seus uniformes e brasões. Cores também são códigos, como os sinais de trânsito, as luzes do giroflex policial, a cor das viaturas, da ambulância, dos carros de bombeiro, etc., em outras palavras não são somente as palavras que expressam e identificam as coisas.
Justificativa:
A primeira infância marca as primeiras rupturas na vida da criança, é um momento a qual sua cognição se expande rapidamente e precisa constantemente de estímulos e saberes. A escola nesse sentido, deve cumprir seu papel mediador (dentro de uma perspectiva freiriana) e trazer esses novos horizontes para mais perto do aluno. Dessa forma, as cores, como parte tão integral quanto as palavras de nossa comunicação, são um dos pontos básicos de partida para esta longa jornada do conhecimento.
Objetivos:
- Identificar e reconhecer as cores;
- Nomear as cores;
- Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
- Trabalhar a linguagem oral e escrita;
- Trabalhar em equipe;
- Ofertar conhecimento de mundo, verificando a existência do saber na realidade.
IDEIAS DE ATIVIDADES SOBRE CORES
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/