Foto: Semcom

7 belas praias fluviais do Brasil para conhecer

Enquanto a pandemia no mundo não acaba, que tal deixarmos aqui dicas para futuras viagens em nosso Brasil? Hoje vamos destacar as praias fluviais que começaram a se tornar atrativos turísticos muito populares no país. Nas marés baixas dos rios, surgem extensas faixas de areia, que dão espaço para “praias temporárias”, de areias brancas e a águas cristalinas e calmas. Para quem tiver curiosidade de conhecê-las, segue uma lista com algumas das praias fluviais que consideramos ser super legais para quem gosta de natureza.

 

Praia do Tupé

A praia do Tupé fica a uns 35 km de distância de Manaus, muitos visitantes ficam surpresos ao descobrir que o fato de não ter mar não significa que o estado não tem praias. A praia fluvial é banhada pelo Rio Negro, um dos principais afluentes do Rio Amazonas. O local é muito bonito e agradável, ótimo para aproveitar um dia ensolarado. O fascinante contraste entre a total brancura da areia das praias fluviais do rio Negro e a cor escura das águas é a suprema expressão da beleza deste entorno, visualmente tão diferente da imagem típica de uma praia do Mediterrâneo ou do Caribe. O horizonte não é distante, já que divisamos perfeitamente a outra margem. Mas aí não se acabam as diferenças; a forma e o tamanho das praias da bacia amazônica mudam constantemente, seguindo a dança dos ritmos naturais das águas fluviais.

Foto – Mario Oliveira
 

Praia do Rio Novo

Ao longo do rio Novo, localizado na exuberante região do Jalapão, em Tocantins, pode-se encontrar várias pequenas praias, mas a que leva seu nome é considerada uma das mais belas. As águas da praia vem da Cachoeira da Velha, uma queda d’água de cem metros de altura muito próxima dali, mas, ao contrário da força dessa cachoeira, a Praia do Rio Novo é calma e convidativa a um relaxante mergulho.

Foto – Rosane Andréa Pires




Ilha do Amor

Essa é a principal praia fluvial de Alter do Chão, uma aldeia de pescadores situada na cidade de Santarém, no Pará, considerada tão bonita que ganhou o apelido de “Caribe amazônico”. Cartão-postal da região, trata-se de um banco de areia do rio Tapajós separado de Alter por uma faixa de água, acessível através de barco a partir do cais local, e que concentra diversos quiosques e barracas para o viajante curtir com bebidas e petiscos, relaxar e mergulhar em suas águas mornas e cristalinas.

Foto – Los viajes del Cangrejo

 

Praia Grande

A mais frequentada pelos turistas que visitam a bela cidade de Salvaterra, na Ilha do Marajó, essa praia conta com infraestrutura turística simples e rústica, mas compensa com suas paisagens incríveis às margens do lago Caraparú, um igarapé de águas geladas, com cerca de dois quilômetros de areia branca banhada por águas escuras, mas doces e transparentes. Nessa região também é possível avistar inúmeros búfalos, pois a Ilha do Marajó abriga o maior rebanho desses animais no Brasil.

Foto – Pousada Boto

 

Rio Farinha

Esse rio é um afluente do rio Tocantins, a 70 quilômetros do município de Carolina, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, e forma algumas das cachoeiras mais belas da região. Uma das principais e mais volumosas delas é a Cachoeira do São Romão, que consiste em uma impressionante queda de cerca de trinta metros de altura. Suas águas vem do rio Farinha, cujo curso, ao fim do seu trajeto, forma algumas prainhas muito charmosas onde os visitantes podem mergulhar, nadar tranquilamente e relaxar.

Foto – Otávio Nogueira

 

Cantão

Essa região, localizada na maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, em Tocantins, é santuário ecológico que abriga algumas das paisagens mais exuberantes do Brasil por ficar em uma área de transição entre os maiores ecossistemas brasileiros, a Floresta Amazônica e o Cerrado. Suas praias, formadas ao longo do rio Araguaia, estão entre um de seus maiores atrativos, pois além de serem ótimos lugares para nadar, relaxar e praticar pesca esportiva, é possível ainda observar sua riquíssima e diversificada fauna local.

Foto – Divulgação

 

Praia da Figueira

Localizada em Bonito, uma das mais exuberantes cidades do estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil, essa praia se trata de uma lagoa de 60 mil metros quadrados de águas claras, areias brancas e composta por uma série de atrações e atividades, com quiosques de sapê, bares e restaurantes, e muitas opções de lazer, como tirolesa, pedalinho, vôlei de praia, caiaque, passeios de bicicleta, frescobol, snorkel, entre tantos outros que fazem deste o lugar perfeito para o ecoturismo e turismo de aventura.

Foto – Osni Lopes

 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados