24 de outubro: Manaus comemora 350 anos de fundação

Compartilhe nas Redes Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Hoje 24 de outubro é celebrado o aniversário de Manaus, capital do estado do Amazonas.

Neste dia, no ano de 1848, a vila de Manaos foi elevada a categoria de cidade. Por isso, este foi o dia escolhido para as comemorações de aniversário da capital amazônica.

História de Manaus

A origem da cidade está na fundação, em 1669, do forte de São José do Rio Negro, que daria início ao núcleo urbano.

Construído pelos portugueses, o forte tinha como função combater as investidas espanholas ao território amazônico. Pouco a pouco a urbe aumentaria, seria elevada a vila em 1838 e à cidade em 24 de outubro de 1848. O nome do lugar tem suas raízes na nação indígenas dos “manaós” que viviam por ali.

Manaus cresceria com a demanda mundial pela borracha e a riqueza obtida com a extração e exportação do látex deixou marcas arquitetônicas como palacetes e um dos símbolos de Manaus, o Teatro Amazonas.

Após a criação da borracha sintética, a cidade entraria em decadência econômica. No entanto, com a ditadura militar, Manaus volta a chamar a atenção do governo por conta da política de segurança nacional.

São realizadas obras como a Transamazônica (1972) e regulamentada a Zona Franca de Manaus (1967) com o objetivo de atrair investimentos e povoamento à região. O propósito foi alcançado, mas os bairros periféricos foram ocupadas de maneira desordenada e a população dobrou em apenas duas décadas.

Hoje, a cidade tem mais de dois milhões de habitantes e é um dos principais destinos turísticos do Brasil; assim como ponto de referência em temas de sustentabilidade e conservação ambiental.

Festa para Celebrar o Aniversário de Manaus

O dia da fundação de Manaus é uma oportunidade ótima para conhecer mais a cultura local. A grande atração dos últimos anos tem sido o desfile do popular evento do “Boi Manaus” quando diversas agremiações de bois bumbá da cidade se revezam para animar o público.

No entanto, para quem gosta de outros gêneros musicais, há shows de MPB e música instrumental, bem como apresentações teatrais. Igualmente, os amantes da boa-mesa tem a oportunidade de ir a eventos gastronômicos onde é possível degustar as delícias da culinária amazônica e internacional.

Fonte: https://www.calendarr.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Open chat
1
Olá!
Bem Vindo a Revista Digital mais querida da Amazônia!
Powered by